estudar para vencer

Sobre o Grupo de Pesquisa

O Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais -GEPECENF, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, situado na Escola Normal Superior, Manaus-AM. Propõe-se a estudar e investigar temáticas em Educação e Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio das discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global, e problematizando essas temáticas por meio de produção de conhecimentos e materiais vinculadas as mesmas. Os Espaços não Formais são fontes de diversidade de conteúdos para a Educação em Ciências nas formas da Educação Formal, Informal e Não Formal, desta forma é importante conhecer estes espaços e estudar as possibilidades didáticas da integração destas formas de Educação. A região amazônica onde o grupo desenvolve suas atividades possui uma grande diversidade de ambientes para o Ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química, Física, Geologia, entre outras ciências). Estes espaços fora da sala de aula conhecidos como Espaços Não Formais ocorrem em ambientes urbanos e rurais, como capital e no interior do Estado, e são foco permanente de estudo para os integrantes do grupo.

Líder fundador do Grupo: Dr. Augusto Fachín Terán (in memoriam)

Líder do Grupo: Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida

Vice-Líder do Grupo: Dr. Saulo Cézar Seiffert dos Santos

                                                                                        

 

 

LINHAS DE PESQUISA

Ensino de Ciências em Espaços não Formais

Propõe-se a estudar e investigar temáticas no Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio de discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global.

Ensino de Ciências e Divulgação Cientifica

Analisa os impactos da divulgação do conhecimento científico construído a partir dos espaços não formais, na condição de foco investigativo, dentre eles a mídia, os museus, as mostras de ciência e tecnologia, etc.

Ensino em Saúde, Meio Ambiente e Ciências

Objetiva desenvolver pesquisas a partir de processos educacionais sobre educação para o meio ambiente, saúde e ciências, tomando como referencial, tanto o proposto em currículos, programas e projetos educacionais, quanto aos resultados decorrentes de suas aplicações, considerando como referências norteadoras as temáticas contemporâneas das ciências para efeito de proposição e adoção de medidas transformadoras do ensino.

Ensino de Ciências, suas Metodologias e Tecnologias

Esta linha objetiva o desenvolvimento de pesquisas sobre alternativas metodológicas e Tecnológicas, para a melhoria dos processos educacionais em Educação e Ensino de Ciências  em espaços educativos amazônicos.

Estudos de/com/para as crianças da Amazônia brasileira para  o Ensino de Ciências

Esta linha dedica-se à investigação das infâncias amazônicas e de suas relações com o Ensino de Ciências, considerando as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de culturas e construtoras de conhecimentos.

Narrativas (auto)biográficas na Educação em Ciências

Esta linha investiga narrativas biográficas e autobiográficas como dispositivos formativos, epistemológicos e metodológicos para compreender processos de constituição de saberes, identidades e práticas docentes no campo da Educação em Ciências, especialmente em contextos educativos amazônicos.

 

 COMO PARTICIPAR

Frequentando as reuniões mensais onde são apresentados:

-        As produções cientificas dos integrantes do grupo,

-        Estudo de temas sobre Educação e Ensino de Ciências;

-        Prévias de Exames de Qualificação e Dissertações;

-        Palestras presenciais e virtuais

 

QUEM PODE PARTICIPAR

-        Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Professores do Ensino Básico.

 

LIVROS PRODUZIDOS

O grupo já produziu 13 obras:  O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências (2010); Elementos da Floresta: recursos didáticos para o ensino de ciências na área rural amazônica (2010); Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos (2013); Ensino de Ciências em Espaços Não Formais (2014); Ensino de ciências em espaços educativos: conservação dos recursos hídricos. (2013); Guia de Visitas a Espaços Não Formais Amazônicos (2014); O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus (2014); O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos (2015); Alfabetização ecológica em espaços educativos utilizando o tema da água (2015); Educação Científica Utilizando o Tema dos Quelônios Amazônicos (2015); Os espaços educativos e a alfabetização científica no ensino fundamental (2015); Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas (2016); Despertando o sentimento de pertença nas crianças em relação à água (2019).


 

 

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

 

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM FABRICAÇÃO DIGITAL NA DOCÊNCIA. Inicio 2025. Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida.

DIÁLOGO E PRODUÇÃO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Inicio 2021. Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida.

 

 

 

Publicações sobre Ensino de Ciências

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

2023_AS IMPLICAÇÕES DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INDÍGENAS DE UMA ESCOLA DO AMAZONAS Maria Raimunda Martins Santos; Whasgthon Aguiar de Almeida. Link de acesso ao periódico: revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/959   2022_POSSIBILIDADES...

ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA

    2020 ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS – AMAZONAS Mateus de Souza Duarte; José Camilo Ramos de Souza 2017_ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA Ecological literacy with children of pre-school Raimundo Nonato Brilhante...

ANALOGIAS E METAFORAS

2020 UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E O DESDOBRAMENTO MULTIMODAL DA REALIDADE: O EXEMPLO DE TÓPICOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Saulo Cezar Seiffert Santos   2013_ANALOGIAS E METÁFORAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS-AM,...

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

2022_TECENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO USO DE EXEMPLIFICAÇÕES DE ANALOGIAS E METÁFORAS NO CONTEÚDO HIGIENE E SAÚDE Natana dos Santos Castro; Whasgthon Aguiar de Almeida. Link de acesso ao periódico: ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405   2019...

BOSQUE DA CIÊNCIA DO INPA

  2023_ANÁLISE DOS ASPECTOS MODAIS DO DISCURSO DE MEDIAÇÃO EM VISITA GUIADA NO BOSQUE DA CIÊNCIA, EM MANAUSAM Saulo Cézar Seiffert Santos; Marcia Borin da Cunha Link de acesso ao periódico: editora.sepq.org.br/rpq/article/view/494   2021_O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS EM UM ESPAÇO NÃO...

CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO MINDU

    2020 CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DE MANAUS Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira; Augusto Fachín Terán   2020 CORREDOR ECOLÓGICO DO MINDU E SEU POTENCIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Márcia Cristina Borges Barnabé; Sandra de Oliveira Botelho; Tânia Maria Cortêz de Medeiros; Ciro...

DISSERTAÇÕES

2021 ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O TEMA DA EXPLORAÇÃO DA SERINGA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLIINAR Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira Link: pos.uea.edu.br/data/area/titulado/download/124-4.pdf   2020 FORMAÇÃO DE CONCEITO CIENTÍFICO UTILIZANDO O TEMA DOS...

DIVULGAÇÃO CIENTIFICA

2025_A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO EXPOSITIVO PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NO CENTRO DE PESQUISA DE QUELÔNIOS DA AMAZÔNIA _CEQUA EM MANAUS_AM  Saulo Cézar Seiffert Santos; Juliana de Oliveira Pinheiro Link de acesso ao...

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA & LENTES DO COTIDIANO

2020 UM ESTUDO EM IERECÊ BARBOSA: AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS EM “O LEILÃO” Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves   2020 COLÓQUIO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves   2015_ Autorreferência narcísica Crônica 29 – Autorreferência narcísica Ierecê...

EDUCAÇÃO

2022_REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA ABORDAR O TEMA DA POLUIÇÃO HÍDRICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Ailton Cavalcante Machado; Augusto Fachín Terán Link de acesso ao livro digital...

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências
visitors by country counter

Novidades

21/05/2012 05:13

PARTICIPAÇÃO EM 4º ENAS

Danielle Portela De Almeida; estudante do Curso de Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia e membro do grupo de pesquisa GEPECENF, em coautoria com Maria Do Socorro Viana e Augusto Fachín Terán, aprovaram no Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa - 4º ENAS o trabalho titulado...
18/05/2012 01:58

Novo Manual para elaboração de Trabalhos Acadêmicos

Foi incluído no item Manuais, um novo trabalho titulado "Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos" Organizado pela Dra. Ierecê Barbosa, Dra. Patrícia Sánchez Lizardi e o Estudante de Mestrado André Wilson Archer Pinto Salgado. O Manual traz orientações praticas para a apresentação do...
04/04/2012 05:23

CURSO SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS

O Curso de Mestrado "Educação em Ciências na Amazônia" pertencente ao Programa de Pós-graduação Educação e Ensino de ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas, oferecerá a disciplina Educação em Ciências em Espaços Não Formais, no período de 09 a 20 de abril de 2012. A disciplina...
02/04/2012 20:33

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO

Hileia Monteiro Maciel, estudante do Curso de Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia e membro do grupo de pesquisa, participou do 36º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, que foi realizado do 28 a 31 de março de 2012 no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia na...