estudar para vencer

Sobre o Grupo de Pesquisa

O Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais -GEPECENF, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, situado na Escola Normal Superior, Manaus-AM. Propõe-se a estudar e investigar temáticas em Educação e Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio das discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global, e problematizando essas temáticas por meio de produção de conhecimentos e materiais vinculadas as mesmas. Os Espaços não Formais são fontes de diversidade de conteúdos para a Educação em Ciências nas formas da Educação Formal, Informal e Não Formal, desta forma é importante conhecer estes espaços e estudar as possibilidades didáticas da integração destas formas de Educação. A região amazônica onde o grupo desenvolve suas atividades possui uma grande diversidade de ambientes para o Ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química, Física, Geologia, entre outras ciências). Estes espaços fora da sala de aula conhecidos como Espaços Não Formais ocorrem em ambientes urbanos e rurais, como capital e no interior do Estado, e são foco permanente de estudo para os integrantes do grupo.

Líder fundador do Grupo: Dr. Augusto Fachín Terán (in memoriam)

Líder do Grupo: Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida

Vice-Líder do Grupo: Dr. Saulo Cézar Seiffert dos Santos

                                                                                        

 

 

LINHAS DE PESQUISA

Ensino de Ciências em Espaços não Formais

Propõe-se a estudar e investigar temáticas no Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio de discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global.

Ensino de Ciências e Divulgação Cientifica

Analisa os impactos da divulgação do conhecimento científico construído a partir dos espaços não formais, na condição de foco investigativo, dentre eles a mídia, os museus, as mostras de ciência e tecnologia, etc.

Ensino em Saúde, Meio Ambiente e Ciências

Objetiva desenvolver pesquisas a partir de processos educacionais sobre educação para o meio ambiente, saúde e ciências, tomando como referencial, tanto o proposto em currículos, programas e projetos educacionais, quanto aos resultados decorrentes de suas aplicações, considerando como referências norteadoras as temáticas contemporâneas das ciências para efeito de proposição e adoção de medidas transformadoras do ensino.

Ensino de Ciências, suas Metodologias e Tecnologias

Esta linha objetiva o desenvolvimento de pesquisas sobre alternativas metodológicas e Tecnológicas, para a melhoria dos processos educacionais em Educação e Ensino de Ciências  em espaços educativos amazônicos.

Estudos de/com/para as crianças da Amazônia brasileira para  o Ensino de Ciências

Esta linha dedica-se à investigação das infâncias amazônicas e de suas relações com o Ensino de Ciências, considerando as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de culturas e construtoras de conhecimentos.

Narrativas (auto)biográficas na Educação em Ciências

Esta linha investiga narrativas biográficas e autobiográficas como dispositivos formativos, epistemológicos e metodológicos para compreender processos de constituição de saberes, identidades e práticas docentes no campo da Educação em Ciências, especialmente em contextos educativos amazônicos.

 

 COMO PARTICIPAR

Frequentando as reuniões mensais onde são apresentados:

-        As produções cientificas dos integrantes do grupo,

-        Estudo de temas sobre Educação e Ensino de Ciências;

-        Prévias de Exames de Qualificação e Dissertações;

-        Palestras presenciais e virtuais

 

QUEM PODE PARTICIPAR

-        Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Professores do Ensino Básico.

 

LIVROS PRODUZIDOS

O grupo já produziu 13 obras:  O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências (2010); Elementos da Floresta: recursos didáticos para o ensino de ciências na área rural amazônica (2010); Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos (2013); Ensino de Ciências em Espaços Não Formais (2014); Ensino de ciências em espaços educativos: conservação dos recursos hídricos. (2013); Guia de Visitas a Espaços Não Formais Amazônicos (2014); O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus (2014); O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos (2015); Alfabetização ecológica em espaços educativos utilizando o tema da água (2015); Educação Científica Utilizando o Tema dos Quelônios Amazônicos (2015); Os espaços educativos e a alfabetização científica no ensino fundamental (2015); Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas (2016); Despertando o sentimento de pertença nas crianças em relação à água (2019).


 

 

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

 

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM FABRICAÇÃO DIGITAL NA DOCÊNCIA. Inicio 2025. Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida.

DIÁLOGO E PRODUÇÃO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Inicio 2021. Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida.

 

 

 

Publicações sobre Ensino de Ciências

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

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ANALOGIAS E METAFORAS

2020 UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E O DESDOBRAMENTO MULTIMODAL DA REALIDADE: O EXEMPLO DE TÓPICOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Saulo Cezar Seiffert Santos   2013_ANALOGIAS E METÁFORAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS-AM,...

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2022_TECENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO USO DE EXEMPLIFICAÇÕES DE ANALOGIAS E METÁFORAS NO CONTEÚDO HIGIENE E SAÚDE Natana dos Santos Castro; Whasgthon Aguiar de Almeida. Link de acesso ao periódico: ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405   2019...

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  2023_ANÁLISE DOS ASPECTOS MODAIS DO DISCURSO DE MEDIAÇÃO EM VISITA GUIADA NO BOSQUE DA CIÊNCIA, EM MANAUSAM Saulo Cézar Seiffert Santos; Marcia Borin da Cunha Link de acesso ao periódico: editora.sepq.org.br/rpq/article/view/494   2021_O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS EM UM ESPAÇO NÃO...

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2021 ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O TEMA DA EXPLORAÇÃO DA SERINGA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLIINAR Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira Link: pos.uea.edu.br/data/area/titulado/download/124-4.pdf   2020 FORMAÇÃO DE CONCEITO CIENTÍFICO UTILIZANDO O TEMA DOS...

DIVULGAÇÃO CIENTIFICA

2025_A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO EXPOSITIVO PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NO CENTRO DE PESQUISA DE QUELÔNIOS DA AMAZÔNIA _CEQUA EM MANAUS_AM  Saulo Cézar Seiffert Santos; Juliana de Oliveira Pinheiro Link de acesso ao...

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA & LENTES DO COTIDIANO

2020 UM ESTUDO EM IERECÊ BARBOSA: AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS EM “O LEILÃO” Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves   2020 COLÓQUIO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves   2015_ Autorreferência narcísica Crônica 29 – Autorreferência narcísica Ierecê...

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2022_REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA ABORDAR O TEMA DA POLUIÇÃO HÍDRICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Ailton Cavalcante Machado; Augusto Fachín Terán Link de acesso ao livro digital...

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