estudar para vencer
Sobre o Grupo de Pesquisa
O Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais -GEPECENF, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, situado na Escola Normal Superior, Manaus-AM. Propõe-se a estudar e investigar temáticas em Educação e Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio das discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global, e problematizando essas temáticas por meio de produção de conhecimentos e materiais vinculadas as mesmas. Os Espaços não Formais são fontes de diversidade de conteúdos para a Educação em Ciências nas formas da Educação Formal, Informal e Não Formal, desta forma é importante conhecer estes espaços e estudar as possibilidades didáticas da integração destas formas de Educação. A região amazônica onde o grupo desenvolve suas atividades possui uma grande diversidade de ambientes para o Ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química, Física, Geologia, entre outras ciências). Estes espaços fora da sala de aula conhecidos como Espaços Não Formais ocorrem em ambientes urbanos e rurais, como capital e no interior do Estado, e são foco permanente de estudo para os integrantes do grupo.
Líder fundador do Grupo: Dr. Augusto Fachín Terán (in memoriam)
Líder do Grupo: Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida
Vice-Líder do Grupo: Dr. Saulo Cézar Seiffert dos Santos
LINHAS DE PESQUISA
Ensino de Ciências em Espaços não Formais
Propõe-se a estudar e investigar temáticas no Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio de discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global.
Ensino de Ciências e Divulgação Cientifica
Analisa os impactos da divulgação do conhecimento científico construído a partir dos espaços não formais, na condição de foco investigativo, dentre eles a mídia, os museus, as mostras de ciência e tecnologia, etc.
Ensino em Saúde, Meio Ambiente e Ciências
Objetiva desenvolver pesquisas a partir de processos educacionais sobre educação para o meio ambiente, saúde e ciências, tomando como referencial, tanto o proposto em currículos, programas e projetos educacionais, quanto aos resultados decorrentes de suas aplicações, considerando como referências norteadoras as temáticas contemporâneas das ciências para efeito de proposição e adoção de medidas transformadoras do ensino.
Ensino de Ciências, suas Metodologias e Tecnologias
Esta linha objetiva o desenvolvimento de pesquisas sobre alternativas metodológicas e Tecnológicas, para a melhoria dos processos educacionais em Educação e Ensino de Ciências em espaços educativos amazônicos.
Estudos de/com/para as crianças da Amazônia brasileira para o Ensino de Ciências
Esta linha dedica-se à investigação das infâncias amazônicas e de suas relações com o Ensino de Ciências, considerando as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de culturas e construtoras de conhecimentos.
Narrativas (auto)biográficas na Educação em Ciências
Esta linha investiga narrativas biográficas e autobiográficas como dispositivos formativos, epistemológicos e metodológicos para compreender processos de constituição de saberes, identidades e práticas docentes no campo da Educação em Ciências, especialmente em contextos educativos amazônicos.
COMO PARTICIPAR
Frequentando as reuniões mensais onde são apresentados:
- As produções cientificas dos integrantes do grupo,
- Estudo de temas sobre Educação e Ensino de Ciências;
- Prévias de Exames de Qualificação e Dissertações;
- Palestras presenciais e virtuais
QUEM PODE PARTICIPAR
- Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Professores do Ensino Básico.
LIVROS PRODUZIDOS
O grupo já produziu 13 obras: O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências (2010); Elementos da Floresta: recursos didáticos para o ensino de ciências na área rural amazônica (2010); Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos (2013); Ensino de Ciências em Espaços Não Formais (2014); Ensino de ciências em espaços educativos: conservação dos recursos hídricos. (2013); Guia de Visitas a Espaços Não Formais Amazônicos (2014); O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus (2014); O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos (2015); Alfabetização ecológica em espaços educativos utilizando o tema da água (2015); Educação Científica Utilizando o Tema dos Quelônios Amazônicos (2015); Os espaços educativos e a alfabetização científica no ensino fundamental (2015); Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas (2016); Despertando o sentimento de pertença nas crianças em relação à água (2019).
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM FABRICAÇÃO DIGITAL NA DOCÊNCIA. Inicio 2025. Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida.
DIÁLOGO E PRODUÇÃO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Inicio 2021. Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida.
Publicações sobre Ensino de Ciências
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
—————
ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA
—————
ANALOGIAS E METAFORAS
—————
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
—————
BOSQUE DA CIÊNCIA DO INPA
—————
CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO MINDU
—————
DISSERTAÇÕES
—————
DIVULGAÇÃO CIENTIFICA
—————
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA & LENTES DO COTIDIANO
—————
Novidades
—————
GEPECENF segue pleno em suas atividades em 2018
—————
PUBLICAÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018
—————
