estudar para vencer

PROJETO OCAS – PARTICIPAÇÃO EM OFICINA SOBRE POLUIÇÃO HÍDRICA

27/04/2019 04:59

  

O Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais – GEPECENF, participou nesta sexta, 26 de abril, de mais uma edição do Projeto Oca do Conhecimento Ambiental, da SEMED. A ação ocorreu na Escola Municipal Presidente Manuel Ferraz de Campos Sales, na zona oeste de Manaus, bairro do Campos Sales. A unidade atende mais de 400 alunos no turno da manhã, divididos em 16 turmas do Ensino Fundamental I. A oficina do GEPECENF foi realizada com a turma do 5º A, com a participação de 21 alunos, com idades entre 10 e 11 anos. Gilmara Ferreira da Encarnação é a responsável pelos estudantes em sala de aula, e está há 2 anos na escola, e atua no magistério há 19 anos.

Os integrantes do GEPECENF, orientados pelo Dr. Augusto Fachín Terán, líder do grupo, desenvolveram a temática “Poluição Hídrica” e os efeitos causados no meio ambiente. Primeiramente foi feita uma roda de conversa para que todos compartilhassem seus conhecimentos sobre o tema. Após assistirem a uma aula dialogada ministrada pelo professor Ailton Cavalcante Machado, todos partiram para a prática. Os alunos aprenderam a fazer um filtro artesanal e puderam perceber a poluição na água. Inclusive fizeram testagem do pH da água e de outras substancias líquidas para saber o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade dos componentes estudados.

Ao final, alunos e professora falaram sobre a experiência vivenciada na oficina, com a possibilidade de realizar a pratica que mediu a poluição hídrica. As considerações de ambos demostraram a consciência sobre a importância de manter o meio ambiente limpo, principalmente os rios, igarapés e lagos da região.

A participação do GEPENCEF, no projeto Oca do Conhecimento coordenado pela SEMED é bimestral. E a proposta é sempre desenvolver oficinas que estejam dentro de temáticas de estudo do grupo, que está vinculado ao mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas.

Por Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira e Augusto Fachín Terán.

 

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências
visitors by country counter