estudar para vencer

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO 2019 DO PROJETO “OCA VAI À ESCOLA”

04/03/2019 11:23

A Coordenadoria Oca do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) realizou no dia 1 de março DE 2019, na Escola Municipal Solange Nascimento, na rodovia BR-174, km 2,5, a primeira edição do ano do projeto “Oca vai à escola”. O evento, cuja finalidade é promover a reunião de entidades públicas e privadas com o intuito de levar educação ambiental por meio de oficinas e palestras, a estudantes da rede municipal de ensino, contou com a participação de Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O líder do grupo, Professor Dr. Augusto Fachín Terán coordenou a oficina sobre estudos relacionados às pesquisas com quelônios da Amazônia e também a história da exploração na região. O público da ação foi composto por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A construção do conhecimento com os 34 estudantes ocorreu por meio da exposição do assunto combinado com momentos de interação por parte dos jovens com os pesquisadores presentes. Ambos manusearam peças de carapaças de tartarugas, tracajás e iaçás expostas no meio da sala de aula como forma de interação para despertar o interesse pelo tema no público estudantil.

 

Os pesquisadores e integrantes do GEPECENF presentes à oficina participaram de uma roda de conversa com os jovens, relacionando o conteúdo repassado com a contextualização para a preservação ambiental. Este ano o GEPECENF terá participações bimestrais no projeto das Ocas nas escolas. A previsão é que sejam até o fim do ano seis participações dos integrantes da equipe de pesquisadores do grupo da UEA que estuda o Ensino de Ciências em Espaços Não Formais.

Por Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira e Augusto Fachín Terán.

 

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências
visitors by country counter