estudar para vencer

PARTICIPAÇÃO NA 1ª EDIÇÃO DO PROJETO ‘OCA VAI À ESCOLA’ DE 2020

06/03/2020 20:46

Na quinta feira, 03 de março, teve início a programação de 2020 do projeto “Oca vai à Escola” da Secretaria Municipal de Educação (SEMED-AM). A ação desenvolvida faz parte das “Ocas do Conhecimento Ambiental” da Prefeitura de Manaus. No decorrer do ano serão 10 (dez) edições em unidades escolares de diferentes zonas educacionais da capital amazonense.

Nesta 1ª ação, o Grupo Estudos e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) participaram com o líder professor Dr. Augusto F. Terán e os integrantes do grupo, mestrandos Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira e Ailton Cavalcante Machado que apresentaram a temática “A Seringueira e a Preservação da Amazônia”.

A atividade ocorreu na Escola Municipal Villa Lobos, localizada no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus com a participação de cerca de 300 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O primeiro momento da manhã foi na quadra da escola com a presença de todos os parceiros que discorreram sobre os objetivos dos trabalhos e sua aplicação na educação ambiental. Encerrando o ciclo da manhã, estudantes, professores e parceiros da Oca, se dividiram em vários grupos para suas apresentações nas salas de aulas. O GEPECENF coordenou uma oficina com a turma do 9º ano A da unidade, que contou com a presença de 26 estudantes sob a orientação do professor de matemática Lenilson Andrade, que há 02 (dois) anos atua na escola municipal Villa Lobos.

O conteúdo levado pelo GEPECENF à escola integra pesquisas no programa de Mestrado Educação em Ciência na Amazônia, aos quais os participantes do grupo estão vinculados. Como parte do tema “A Seringueira e a Preservação da Amazônia” os estudantes tiveram a oportunidade de participar de atividades com elementos concretos da natureza. Observaram a muda da árvore, a fruta, a semente e os produtos oriundos da seringueira (Hevea brasiliensis). A prática evidenciou que é possível elaborar uma aula mais dinâmica, com elementos concretos da natureza, sem sair da sala de aula.

A próxima participação do GEPECENF no projeto será no fim de março com a inclusão de uma nova temática usando recursos da fauna e flora amazônicas como auxílios pedagógicospara o ensino de Ciências.

 

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências
visitors by country counter