estudar para vencer
8º ENCONTRO: 7ª WEB CONFERENCIA DO GEPECENF – USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM ESPAÇOS HÍBRIDOS
O ano de 2020 será marcado pela pandemia da Sar-Cov-2 (Covid-19) e pelas diversas mudanças decorridas com o advento da doença. Na educação, as transformações não foram planejadas e chegaram abruptamente com instituições, professores e estudantes precisando adequar modelos tradicionais de ensino para formas híbridas, onde a tecnologia ingressou de forma avassaladora na rotina de todos do meio educacional.
E foi para discutir as possibilidades de um modelo mais ativo de aprendizagem no ambiente virtual que o Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) reuniu seus integrantes e convidados para sua Web Conferência realizada em 05 de novembro de 2020. O tema da palestra foi “Práticas com a formação de docentes para uso de metodologias ativas em espaços híbridos”, com a Dra. Dênia Falcão de Bittencourt (UFSC/USP/IPE). A convidada de novembro é graduada em Psicologia, mestre em Engenharia de Produção na área de mídias e conhecimento. Doutora em Educação na área de didática, teorias de ensino e práticas escolares e é diretora da Inova Práticas Educacionais (IPE).
O desafio da noite foi discutir com os presentes as habilidades que o professor deve ter no cenário atual da educação. O modelo antigo foi vencido pelo novo e as metodologias ativas se apresentam como facilitadoras por serem mais flexíveis, adaptativas e trabalharem competências diversas do aprendiz. Quando questionada pela doutoranda Alexandra Andrade sobre o olhar que envolve essa discussão das tecnologias digitais com a educação infantil, a palestrante Dra. Dênia deixou claro que há muita controvérsia envolvendo a tecnologia e a educação infantil. No entanto, disse a palestrante, é necessário entender que as crianças precisam brincar. As tecnologias ajudam, mas é precisa trabalhar a sua relação dos pequenos com o mundo.
Arguindo sobre a relação à distância e a importância do contato presencial com os estudantes, o Doutorando Clodoaldo Araújo, lembrou o que dizem alguns teóricos, como o Demerval Saviani, sobre o momento de interação de professor e aluno de forma presencial. Em resposta, Dra. Dênia disse: “Cada estar é o seu momento”, referindo-se ao tempo atual da pandemia, onde o recomendado é o distanciamento social. No entanto, haverá a hora de todos voltarem efetivamente para a sala de aula. Contudo, segundo a doutora em educação, o mundo passou a ser visto de forma diferente. Ele agora é multidimensional. E continuou acrescentando que a educação vai do formal ao informal. Do síncrono ao polissicrono. O trabalho ocorre em diferentes esferas e cabe ao professor entender os espaços e os diálogos possíveis em todos os cenários. Segundo a palestrante, essa é a grande transformação da educação. O professor primeiro precisa conhecer, depois conectar e por fim ter o domínio sobre elas pois, mesmo com a retomada das aulas, a tecnologia já foi incorporada à rotina educacional.
Prosseguindo com os momentos de interação, algo sempre muito presente nas reuniões do GEPECENF, a mestra Lívia Amanda perguntou da convidada qual será a maior herança que o período de pandemia deixará para o ensino? A integrante do grupo questionou se esse novo modelo de ensinar ficará como um recurso a mais ao processo de ensino ou se tudo será deixado de lado após a pandemia. Argumentando a cerca da pergunta da professora Lívia, a Dra. Dênia declarou: “o pior cenário é terminar a pandemia e voltar tudo ao que era antes”. Segundo a conferencista, não é possível negar o que se viveu até agora no mundo da Educação. E fez uma analogia: “a mente é igual um paraquedas, uma vez aberta deve permanecer aberta”. No entendimento da convidada, a escola deverá ser hibrida, estar sempre aberta a partir de agora, para mediações com a tecnologia. E finalizando disse: “se você olhar para o lado, vai ver que o teu mundo é híbrido”.
Os encontros do GEPECENF são mensais e a maioria dos convidados é de alunos ou egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC) da Escola Normal SuperiorUniversidade do Estado do Amazonas (UEA) ao qual o grupo é vinculado. No entanto, é crescente o número de professores da educação básica convidados e presentes a estas reuniões. Mostrando o papel que o GEPECENF tem na difusão da cultura científica dos temas relacionais aos espaços não formais e assuntos correlatos, como a temática das metodologias ativas apresentada no mês de novembro.
A divulgação científica do GEPECENF ocorre no site do grupo (https://ensinodeciencia.webnode.com.br/) onde estão disponíveis todos os trabalhos realizados por seus integrantes e parceiros. E ainda há os links para diversos sites que podem ser uteis no caminhar formativo de professores (https://ensinodeciencia.webnode.com.br/nossa-equipe/). O GEPECENF também está na internet com seu canal no Youtube onde é possível assistir a várias palestras, como esta do mês de novembro. Basta acessar o link: https://www.youtube.com/channel/UCkiLfJ4lbSXuNVc3jOj9eTQ. A próxima reunião ocorrerá na primeira quinta-feira do mês de dezembro. O nome do convidado e as informações de acesso estarão disponíveis nas mídias sociais do grupo.