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7º ENCONTRO: 6ª WEB CONFERENCIA DO GEPECENF – FORMAÇÃO DOS DOCENTES EM TECNOLOGIA

05/10/2020 05:27

 

Convergindo para temáticas adequadas ao novo cenário da educação mundial, o Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) apresentou em sua Web Conferência realizada em 01 de outubro de 2020 o tema dos “Desafios e perspectivas para a formação dos docentes em tecnologia” proferido pelo pedagogo e mestre em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia, Jhonatan Xavier. O convidado é egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC) da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e atua como professor formador na gerência de tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). A experiência do palestrante está relacionada aos temas da divulgação científica, da educação e aprendizagem e do conhecimento científico com atuação em projetos com softwares livres na educação, com a plataforma gsuite do Google for Education e com desenhos animados.

 

O conteúdo apresentado demandou muitas interações com a plateia virtual diante do fato do assunto ser um dos mais discutidos no meio educacional no momento devido a crescente necessidade de mediar os estudos a distância. O ensino híbrido demandou de professores o uso cada vez mais frequente de recursos tecnológicos para o repasse de conteúdo do currículo em meio aos cuidados ocasionados pela pandemia da Covid-19.

Em um dos momentos de sua fala o professor Me. Jhonatan Xavier destacou o fato deste período atual não ter sido esperado pelos educadores, no entanto, os professores conseguiram se reinventar, pois muitos não imaginaram seguramente, o ensino ser praticamente todo ofertado na modalidade virtual nos anos iniciais da educação básica. O palestrante enfatizou que a  educação mediada sempre ocorreu, no entanto ela era mediada pelos livros e pelos slides antes da nova realidade. Agora com a pandemia veio a mediação pelas tecnologias. E diante da mudança de cenário surgiu a necessidade da formação continuada do professor.

Durante o diálogo com os participantes, uma plateia em torno de 35 pessoas, formada em sua maioria por integrantes do GEPECENF e professores da educação básica convidados para assistir ao evento na internet, falou sobre suas experiências no momento atual. O mestre Mateus Duarte acenou para o fato de as tecnologias ainda não serem acessíveis a todas as realidades, referindo-se às escolas públicas da capital e do interior. Em seu relato pessoal, disse que está aprendendo a usar os recursos fazendo a aplicação deles aos poucos em sala de aula.

Em outro momento de interação a mestra Lindalva Oliveira ressaltou a necessidade de uma formação para o futuro professor, referindo aos estudantes que estão cursando graduações formativas na área educacional neste momento. “É preciso agir para lidar com as diferenças e mudanças do mundo tecnológico”, ressaltou a mestra Lindalva. Corroborando, disse a mestranda e professora Sammya Santos que dar aulas na educação infantil neste momento são atos desafiadores, contudo, os professores estão se adaptando e superando aos poucos os obstáculos no caminho.

Questionado pela mestranda Ercilene Oliveira sobre a formação continuada e se os professores têm de fato se apropriado das tecnologias em suas aulas, o professor Me. Xavier respondeu que os educadores estão passando por um momento de ressignificação, e aqueles cujas dificuldades são mais acentuadas, recorrem à capacitação para superar os obstáculos.

As interações da web conferência de outubro do GEPECEN estão disponíveis no canal do Youtube do GEPECENF (https://www.youtube.com/channel/UCkiLfJ4lbSXuNVc3jOj9eTQ ) e também no site do grupo (https://ensinodeciencia.webnode.com.br/). A próxima reunião ocorrerá na primeira quinta-feira do mês de novembro. E para saber a data, o assunto e outros conteúdos relacionados aos Espaços Não Formais e ao Ensino de Ciências basta acompanhar o GEPECENF na internet.

 

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