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6º ENCONTRO: 5ª WEB CONFERENCIA DO GEPECENF – BIODIVERSIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS
A Biodiversidade e o Ensino de Ciências foi o tema escolhido para a Web Conferência realizada dia 03 de setembro de 2020, pelo Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF). As convidadas, mestranda Ana Márcia Pereira Pontes, mestra Lívia Amanda Andrade de Aguiar e mestranda Fabiane Carbajal de Souza, apresentaram temáticas de estudos envolvendo elementos da natureza como facilitadores do processo de aprendizagem com alunos da educação básica. A mediação do evento foi estabelecida pela mestranda e facilitadora do GEPECENF, Sammya Daniele Florêncio dos Santos, auxiliada pela também mestranda e facilitadora Eliane Veiga Cabral da Costa.
O primeiro momento da reunião com a participação do líder do grupo, Dr. Augusto Fachín Terán, teve um breve relato dos trabalhos submetidos no decorrer do mês de agosto e que foram aprovados ou estão aguardando resposta de revistas cientificas e organização de congressos relacionados à educação e ao ensino. Também foi apresentada uma publicação recente do Dr. Saulo Cezar Seiffert Santos, um dos integrantes do GEPECENF, cujo artigo científico intitulado “Uma reflexão sobre o uso de analogias no Ensino de Ciências e o desdobramento multimodal da realidade: o exemplo de tópicos da teoria da evolução biológica” está acessível no site da Revista Investigações em Ensino de Ciências no link: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1631.
Dando início às apresentações, a mestranda e professora da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), Ana Márcia Pereira abordou o tema “Árvores gigantes e o seu uso no Ensino de Ciências” cujo projeto tem como proposta trabalhar o tema das árvores gigantes da Amazônia no ensino de ciências nos espaços educativos, para favorecer o processo de sensibilização sobre a preservação do ecossistema amazônico
Prosseguindo com as palestras da noite, a mestra e também professora da SEMED, Lívia Aguiar, apresentou o tema “Sequência Didática: Gavião-real (Harpya harpyja) como elemento motivador no processo de Alfabetização Científica”. O estudo é oriundo da dissertação de mestrado da professora, cujo orientador foi o Dr. Augusto Terán. O conteúdo apresentado se transformou em capítulo de um livro que traz experiências diversas no Brasil com a sequência didática facilitando a aprendizagem.
E por fim, na terceira participação da noite, a mestranda e professora da educação básica, Fabiane Carbajal, trouxe a temática “Alfabetização Científica usando o tema da metamorfose da borboleta” na qual demonstrou a experiência vivenciada por ela e um grupo de estudantes do ensino fundamental com o estudo da transformação de uma lagarta em borboleta. O tema é estudado pela mestranda no PPGEEC da UEA.
Após as apresentações, houve o momento do diálogo que tradicionalmente ocorre nas reuniões do grupo. Alguns convidados e integrantes do GEPECENF optaram por manifestações no chat da reunião. Outros verbalizaram experiências e fizeram perguntas.
Dentre as manifestações da noite está a do professor José Carlos da SEMED que ressaltou a importância do estudo de Ciências além da teoria com a possibilidade de trazer a vivência na prática e desencadear um processo de aprendizagem mais enriquecedor. Sobre a apresentação das pesquisas e o envolvimento das palestrantes foi destacado pela professora Ellis Souza da SEMED manifestou a necessidade de não falar apenas do Ensino de Ciências e sim dar oportunidade aos estudantes para as práticas na educação básica em diversos espaços naturais. Corroborando com os demais, disse a professora Carla Regiane Nogueira que as crianças entendem o cuidado e preservação da natureza na prática, por isso a vivência é importante.
Todas as participações estão gravadas e disponíveis no canal do Youtube do GEPECENF (https://www.youtube.com/channel/UCkiLfJ4lbSXuNVc3jOj9eTQ?view_as=subscriber) e também no site do grupo (https://ensinodeciencia.webnode.com.br/). A próxima reunião ocorrerá na primeira quinta-feira do mês de outubro. É só acompanhar as mídias sociais do GEPECENF para obter mais detalhes.